(34) 3423-9298 (34) 99659-9298 /inovasolfrutal /inova_sol contato@inovasol-mg.com.br

TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI!

1. Eu consigo monitorar a geração do meu sistema de energia solar?
Sim, o sistema fotovoltaico pode ser monitorado remotamente através de aplicativos de monitoramento dos aparelhos inversores. Para isso, basta que o cliente tenha uma rede Wi-fi e que esta seja configurada de modo a comunicar com o inversor.
2. Como é feita a manutenção do sistema?
A manutenção do sistema se baseia na limpeza dos módulos fotovoltaicos com uma frequência aproximada de 1 em 1 ano (para instalações na cidade) e de 6 em 6 meses (para instalações em áreas rurais). Para isso, basta um pano ou uma vassoura e sabão neutro para poder limpá-los no tempo acima citado ou quando estiverem muito sujos, em grandes períodos sem chuva, por exemplo.
3. Após instalar um sistema fotovoltaico, minha conta de energia virá zerada?
Não, mesmo que o cliente gere o mesmo tanto que consome ou até mais, ainda haverá taxas a serem pagas para as concessionárias de energia; são essas: o custo de disponibilidade da rede (conhecida como “taxa mínima”) que é de 30kWh para padrões monofásicos, 50 kWh para padrões bifásicos e 100 kWh para padrões trifásicos e também a taxa de iluminação pública, para instalações em áreas urbanas.
4. Posso vender para a concessionária a energia que sobra do meu sistema de energia solar? E para outras pessoas?
Não. O valor da energia gerada excedente ao consumo do cliente é transformado em créditos de energia, que são acumulados no CPF do titular da fatura num saldo de geração e podem ser utilizados em até 60 meses. Não há como vender essa energia nem para a concessionária e nem para outras pessoas, apenas utilizá-la quando o consumo for maior que a geração, na sua instalação ou em outras instalações que estejam no mesmo CPF.
5. Se acabar a energia na rua, o sistema fotovoltaico continuará funcionando?
Não. O sistema desliga automaticamente caso a energia da rede caia, por uma medida de precaução, já que caso esteja havendo manutenção na rede por parte da concessionária e o sistema fotovoltaico estivesse injetando energia, pessoas poderiam se machucar.
6. É necessária alguma adaptação no local onde o sistema será instalado? E no local para onde a energia será distribuída?
No local da instalação há a troca do medidor de energia por um medidor bidirecional, que mede tanto o consumo do cliente vindo da rede da concessionária quanto a energia injetada pelo sistema fotovoltaico na mesma. Nos locais onde a energia é distribuída, não há nenhuma adaptação necessária.
7. A energia solar funciona durante os dias frios, nublados e chuvosos?
Sim. O sistema fotovoltaico capta a luz do Sol para poder gerar energia, sendo assim, mesmo em dias frios e chuvosos a geração poderá ser excelente, contanto que a irradiação solar seja boa. Já em dias nublados, há sim geração, mas ela pode ser um pouco menor, devido às nuvens atrapalharem a passagem da luz do sol até às placas.
Enviar
1
Olá podemos te ajudar?
Olá, 👋
Como podemos te ajudar?
Powered by